5 DICAS PARA AUMENTAR A CONFIANÇA NO TRADING

Escrito Por: Publicado em: Especula Data de Criação: 30/08/2017 Acessos: 16 Comentários: 0

Não há “longo prazo” para quem não constrói confiança.

A confiança é um dos principais alicerces para a expectativa positiva do Trader no mercado. Não há “longo prazo” para quem não constrói confiança. E não estamos falando em confiança aleatória, estamos falando em confiar em nós mesmos, na nossa capacidade de ir sempre além, de identificar as melhores oportunidades e de executar o trade na sua melhor versão.

 

Lembro no meu início, quantas e quantas vezes eu identificava uma oportunidade e pela falta de confiança não executava o trade, depois de algumas horas, via o mercado reagir e se movimentar 100, 200 pips e as vezes até mais que isso, indo na direção que seria a minha e eu ficava me culpando por ter hesitado a entrar, ficava me questionando o que me impedia de abrir aquela operação já que era tão simples identificar, calcular o risco e enfim me posicionar. Em contraste, outras vezes me posicionava sem fundamentos técnicos, talvez para me deliciar de adrenalina não sei. O que é verdade e tenho isso por experiência é que a confiança não é algo que puramente se diz “ter” e sim algo que se constrói dia a dia, trade a trade, tendo o fator tempo como um importantíssimo aspecto.

 

Se você ainda não construiu a confiança ideal, abaixo listo 5 dicas que poderão ser úteis em sua caminhada e que poderão de fato mudar a sua forma de negociar. Vamo nessa!

 

Dica 01 – Ter uma estratégia bem definida e com estatística positiva

Definir bem a estratégia e segui-la é fundamental. Você pode até não ter percebido, mas inconscientemente é possível executar a mesma estratégia com algumas variâncias, aqueles pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença no resultado. Uma estratégia bem definida não lhe permite ter atitudes errôneas antes e durante a execução do trade, não abre margem para dúvidas durante o processo. Para toda movimentação de preço, antes de tudo é necessário saber o que você deve vai fazer em cada situação, o que é benéfico no longo prazo. Gerar estatística reforça ainda mais o que estou falando, a estatística lhe permitirá saber em qual time a sua estratégia é mais assertiva, qual ativo ou paridade de moedas ela funciona melhor, qual tipo de posicionamento comprado ou vendido, entre outros.

 

Dica 02 – Buscar a convergência com tempos maiores

Nada melhor do que olhar o mercado de vários ângulos. Se você trabalha com swingtrade, por exemplo, e for se posicionar vendido com a visão do time de H1, nada melhor do que ter o H4 e o Diário também apontados para a mesma direção não acha? Esperar a convergência de 3 ou mais tempos gráficos permite o trader permanecer muito mais confiante do que operar contra a tendência por exemplo.

 

Dica 03 – Dar preferência a regiões de interesse

Negociar em regiões de suporte e resistência de tempos gráficos maiores, como o semanal e o mensal, podem aumentar as chances de sucesso melhorando a estatística da sua estratégia, consequentemente, a sua confiança. Faça o teste e nos escreva depois, por favor!

 

Dica 04 – Conversar com outros traders que utilizam a mesma estratégia ou similar

Trocar experiências com outros traders pode fortalecer nossas convicções, principalmente no que tange a psicologia de mercado reforçando crenças positivas e eliminado aquelas limitantes. Conheço traders que negociam somente triângulos, outros que estão sempre presentes nos grandes rompimentos e aí você começa a entender que as estratégias de fato funcionam, mas o que realmente os tornam fiéis em suas estratégias é a disciplina de executá-las sempre, sem hesitação. Agora me diga, é possível ter disciplina sem confiar em você e na sua estratégia de negociação?

 

Dica 05 – Negociar em All-in

Sim, ir all-in aumenta o grau de confiança, é tudo ou nada, em cada trade teremos um stop ou gain, óbvio que o risco por trade deve ser controlado, se a sua estratégia for vencedora de longo prazo os resultados lhe dirão. Você pode estar se questionando porque estou dizendo para esquecer o breakeven, stopgain e outras formas de gerenciamento da posição e a resposta é muito simples, se você ainda está construindo confiança, com certeza essas técnicas só servirão para amenizar a dor da oscilação de preço enquanto você estiver posicionado. Faça o inverso, acostume-se com essa oscilação e entenda que isso é natural!! Depois de alguns gains assistidos candle a candle você vai perceber a mudança e começar a entender que trading é simples, a nossa própria psicologia é que complica as coisas.

 

Espero que essas dicas possam te ajudar em algum sentido, nos vemos em breve no próximo blog.

Tags:

Deixe um comentário

Captcha